Você pode notar que o exterior do Jagdtiger e do Tiger II de produção tem uma textura peculiar. Este é o Zimmerit – uma camada protetora desenvolvida para reduzir as propriedades magnéticas da blindagem do tanque.
Mina antitanque
No final de 1942, os alemães começaram a utilizar uma mina antitanque que se fixava ao alvo por meio de ímãs. Havia uma preocupação de que os Aliados replicassem essa arma, então o Zimmerit, uma pasta aplicada nos tanques e armas de assalto alemães, foi desenvolvido como uma contramedida. Embora não fosse completamente antimagnético, a aplicação padronizada da pasta visava diminuir a capacidade do ímã de aderir ao tanque.
200 quilos para cobrir um Tigre
O próprio Zimmerit era um composto químico feito de cristais de pinho dissolvidos em benzeno, sulfeto de zinco, sulfato de bário, serragem de pinho, cola PVA, pó de quartzo e ocre. Quando misturado corretamente, resultava em uma massa macia e pegajosa. Era aplicado com espátula em áreas específicas do veículo conforme instruções precisas. Para revestir um Tiger I, eram necessários 200 kg, enquanto metade disso bastava para um Panzer IV.
A espessura total necessária era de 6 mm. Os trabalhadores aplicavam uma camada inicial de 2 mm e aguardavam quatro horas para secar antes de utilizar um maçarico para queimar o excesso de umidade e endurecer a pasta. Em seguida, aplicavam os 4 mm restantes. A superfície era padronizada e novamente tratada com o maçarico.
Padrões
Os padrões variavam entre veículos e fábricas. Geralmente consistiam em estreitas cristas horizontais, embora alguns usassem padrões de quadrados ou de formato de waffle.
A presença do benzeno podia resultar em incêndios dramáticos quando o maçarico era utilizado, mas como alternativa ao aguardo de até 8 dias para que o Zimmerit secasse naturalmente, esses riscos eram aceitos.
Geralmente, as áreas das superfícies blindadas que estavam facilmente acessíveis às tropas a pé recebiam o revestimento de Zimmerit. As saias laterais, arrumação e áreas que pudessem interferir nas partes móveis geralmente eram deixadas sem o revestimento.
Inflamabilidade
O Zimmerit começou a ser aplicado na fábrica a partir de agosto de 1943, mas também podia ser aplicado por unidades em campo. Seu uso foi interrompido em setembro de 1944 devido a rumores de que poderia ser inflamado por impactos de projéteis. Isso foi testado e oficialmente refutado. No entanto, se o Zimmerit não tivesse secado completamente no momento em que o veículo entrasse em combate, ainda haveria benzeno inflamável presente, o que poderia ter sido a base desses rumores.
Outra razão para descontinuar o processo dispendioso e demorado foi o fato de que, no final das contas, nenhuma das nações Aliadas utilizou minas magnéticas antitanque, tornando-o um esforço desperdiçado.
Os revestimentos originais de Zimmerit ainda podem ser observados no Jagdtiger e no Tiger II com torre de produção.
Comments