O radar no War Thunder pode ser esmagador e pouco intuitivo se você não estiver acostumado, mas meu objetivo é que ao final deste guia você seja capaz de usar qualquer radar no jogo e entender todos os seus modos e simbologia. Os radares são incrivelmente diversos em suas funcionalidades, então nem tudo o que falo se aplica a qualquer radar, mas é bom saber sobre tudo. Falarei sobre todos os atalhos de teclado e o que eles fazem, mas não sugerirei onde vinculá-los especificamente.
Os controles são subjetivos e você deve usar o que funciona com seu layout. Se você tiver poucas teclas, lembre-se de usar combinações de teclas, ou você pode acessar todos esses controles através do menu multifuncional. Você pode encontrar informações sobre o seu radar passando o mouse sobre ele na visualização de raios X do hangar.
Os radares podem ser divididos em dois grupos: radares completos e miras de radar. Voltarei às miras de radar mais tarde. Não confunda radar com RWR, que é um sistema completamente separado e assunto para outro artigo. Se você tiver um radar, mas ele estiver desligado, você verá o ícone de espera.
Use a tecla "Ativar/desativar pesquisa de radar" para alternar o radar para o modo de pesquisa. Se o seu radar não responder a esta tecla, você provavelmente tem uma mira de radar. Se você quiser que seu radar seja ativado por padrão quando você aparecer, habilite "Ativação automática do radar da aeronave no início da missão" nas opções de batalha aérea.
Enquanto você estiver aqui, ative as opções "comutação cíclica" e "elevação constante". Será necessário um artigo explicando o que desativá-las faz, mas basicamente requer mais combinações de teclas, mas oferece mais controle sobre a elevação do radar e o cursor. A menos que você já esteja confortável com radares, recomendo não mexer com eles, pois eles apenas complicam as coisas. Esta é a exibição do seu radar, pode ser cônica ou retangular dependendo de como você definiu a opção "Usar indicador de radar retangular".
Ambos mostram as mesmas informações, mas a tela cônica está comprimida na parte inferior e também é menor, então não a uso. O eixo X em um radar é sempre azimute, ou esquerda e direita em relação ao nariz, com a linha central do radar correspondendo à linha central do avião. O eixo Y é o alcance (a menos que você esteja no modo PDV ou IR, que abordarei mais tarde).
Por causa disso, você pode pensar na exibição do seu radar como uma visão de cima para baixo, com o seu avião na parte inferior. No canto superior direito está a escala de intervalo atual. A parte inferior da tela é 0 km, então a parte superior da tela é o que você definiu.
Se você vir um asterisco (*) próximo à escala de alcance, isso significa que você pode alterá-la usando o atalho de teclado "Alterar escala de escopo do radar". Defina a escala do osciloscópio muito baixa e os alvos ficarão fora do seu display (fora do alcance); Defina-o muito alto e tudo ficará confuso na parte inferior. Algo em torno de 50 km geralmente é o ponto ideal para mim.
Oposto à escala do seu osciloscópio está a área que o seu radar está varrendo em graus horizontais e verticais; novamente, se houver um asterisco (*), você pode alterá-lo usando a tecla (nome muito confuso) "Alterar modo de pesquisa do radar". Essa chave não tem nada a ver com o modo radar e deveria ser chamada de "alterar área de pesquisa de radar", mas estou divagando. Olhe para fora do seu avião e você verá linhas horizontais e verticais que correspondem à cor do seu radar.
Essas linhas fornecem uma visão da aparência real da área de varredura atual. Os alvos não podem ser detectados se estiverem fora desta área, portanto, tenha isso em mente. Uma área de varredura mais ampla é boa se você estiver procurando por alvos não detectados, mas uma área de varredura estreita atualiza o contato com mais frequência, portanto, use a área de varredura correta para a situação. No meio da tela está o seu modo de radar, falarei sobre o modo em um segundo, mas por enquanto estamos falando apenas sobre os modos de pesquisa, e este é o indicador de elevação.
Um número muito pequeno de radares possui uma exibição secundária chamada escopo C, que mostra a elevação no eixo Y. Você pode visualizar isso como a vista voltada para a frente do avião, com a cruz mais ou menos correspondendo à visão do seu avião. Se o seu radar detectar um alvo no modo de pesquisa, você verá um contato no seu display.
O contato básico do radar é uma linha horizontal. Alguns radares possuem IFF, ou identificação de amigo ou inimigo. Se o seu radar tiver isso, os amistosos aparecerão como duas linhas horizontais empilhadas uma sobre a outra.
Usando o azimute e também a escala de alcance, você pode descobrir a que distância um contato está e onde ele está em relação ao seu nariz. Depois de selecionar um contato, você pode querer trancá-lo, o que me leva ao tópico dos modos de radar. "Modo radar" é um termo muito utilizado e pode descrever várias coisas diferentes, por isso pode ficar muito confuso, mas tenha paciência comigo.
O modo radar consiste em dois componentes: o primeiro é como o radar interage com os alvos em termos de busca, aquisição de bloqueio e rastreamento. E o segundo é como o radar realmente envia e processa os dados. Voltaremos a este segundo componente em breve, mas primeiro precisamos ver como obter um bloqueio. No modo de pesquisa ou SRC, o radar procura constantemente alvos e atualiza sua posição, mas não interage com eles sem a sua intervenção.
Se o seu radar tiver o modo BVR (além do alcance visual) listado no hangar, isso significa que você tem a capacidade de selecionar um alvo em seu display e bloqueá-lo no modo de busca; como o nome indica, esta é geralmente a única maneira de travar um alvo além do alcance visual. O alvo atualmente selecionado é delimitado por linhas verticais. Para percorrer os alvos, use "Selecionar alvo do radar para bloquear". Talvez seja útil alternar para varredura restrita ao tentar obter um bloqueio para atualizar o alvo mais rapidamente e filtrar contatos indesejados.
Quando você tiver o alvo desejado selecionado, use "Bloquear radar no alvo" para tentar bloquear. Se tiver sucesso, você entrará no modo TRK; caso contrário, retornará ao SRC. Normalmente, o bloqueio falha quando você está muito longe, mas também pode ser causado por sujeira ou entalhes no solo, que explicarei em breve.
Alguns aviões têm áreas limitadas onde podem usar o modo BVR, indicado pela parte mais escura do display. Escolher um alvo e bloqueá-lo no modo de busca é a primeira maneira de obter um bloqueio, mas pode ser muito inconveniente para bloquear alguém visualmente, e é aí que entra o nosso próximo modo. O modo ACM (manobra de combate aéreo) é o seu modo de combate aéreo, e é muito simples de usar.
Coloque a caixa sobre o alvo e o radar a bloqueará automaticamente, desde que o radar possa vê-la e esteja dentro do alcance. Para entrar e sair do modo ACM, use "Radar além/dentro do combate ao alcance visual". No modo ACM, preste atenção ao alcance no canto superior direito, mostrando a que distância o ACM funciona; isso não pode ser alterado, então você obtém o que obtém.
E alguns radares possuem ACM de velocidade que não tem limite de alcance. Tal como acontece com o modo SRC, se você vir um asterisco (*) próximo à área de varredura, poderá alterá-lo com "Alterar modo de pesquisa de radar". Normalmente, os radares que podem fazer isso podem alternar entre um quadrado pequeno, um quadrado grande ou um retângulo alto.
No modo ACM, você pode usar "Bloquear radar no alvo" para ligar e desligar o radar. Você também pode usar a mesma chave para desbloquear um alvo. Isso significa que você pode operar o radar com uma tecla, se quiser, em alguns aviões. Eu uso isso o tempo todo no MiG-23, por exemplo.
Você encontrará alguns aviões que listam o modo ACM, mas não possuem o modo BVR, como o radar Sapphire-21 nos MiG-21. Nestes casos, você precisa usar a tecla "Bloquear radar no alvo" para entrar no ACQ, que é funcionalmente igual ao ACM, basta usar uma chave diferente para acessá-lo, o que é um pouco estranho, mas é assim mesmo. A terceira e última maneira de travar um alvo é com HMD ou modo de exibição montado no capacete, também chamado de modo HMS no hangar.
Este modo é mais raro que os dois primeiros, mas é um dos mais úteis se você tiver acesso a ele. Para entrar no modo HMD, pressione "Radar além/dentro do combate ao alcance visual" uma segunda vez após entrar no modo ACM. Pressioná-lo mais uma vez retornará à pesquisa, então vai para SRC, ACM, HMD, de volta para SRC.
No modo HMD, seu radar segue sua câmera, mas ao contrário do ACM ele não trava automaticamente, você deve usar a tecla "Bloquear radar no alvo" para tentar travar. O modo HMD é fantástico para travar enquanto você se prepara para disparar um míssil de radar. Independentemente de você ter obtido um bloqueio do SRC, ACM ou HMD, seu radar entrará no modo TRK ou de rastreamento, onde seu radar concentra toda a sua energia no rastreamento de um alvo.
Você obtém uma caixa ao redor do alvo, ao lado dela está o alcance, a taxa de fechamento e o indicador do girino mostra o movimento relativo. Para baixo está em sua direção, a direita está à sua direita e assim por diante, com o comprimento da seta mostrando a velocidade relativa. Esse indicador é repetido na tela do seu radar.
Tenha em mente que trancar alguém assim provavelmente irá desencadear seu RWR. Para desbloquear um alvo, basta usar a chave que você usou para desbloquear. O bloqueio será quebrado se você atingir o limite do cardan do seu radar ou se o seu alvo manobrar para uma situação em que você não possa mais rastreá-lo.
Então, isso cobre como procurar um alvo e obter um bloqueio, tempo para o segundo componente do modo radar que afeta como o seu radar processa os dados. Os nomes da maioria desses modos são incluídos na primeira parte do modo radar, por exemplo, SRC PD, ACM MTI e assim por diante. Os radares mais antigos, em particular, geralmente não podem alternar esse modo, enquanto os radares mais novos podem ter até cinco ou seis.
Para alternar entre eles, use a tecla "Alterar modo de radar". Quando você pode alternar os modos depende do radar. Alguns só podem mudar enquanto estão no SRC, enquanto outros podem mudar a qualquer momento, inclusive enquanto seguram um cadeado.
O primeiro modo de radar é o pulso, às vezes chamado de "não-doppler de pulso" para diferenciá-lo do doppler de pulso. Os modos de pulso não têm nada adicionado ao seu nome, então se você vir apenas SRC, ACM, HMD ou TRK, é um modo de pulso. O pulso geralmente é o único modo disponível em radares mais antigos.
Os modos de pulso funcionam independentemente da direção em que o alvo está voando, mas lutam com os reflexos do solo, chamados de interferência no solo. A interferência no solo é indicada por áreas brilhantes em seu radar, bem como pelas barras deste indicador. Por causa da interferência no solo, o radar de pulso (especialmente em jatos mais antigos) geralmente não consegue detectar alvos voando baixo.
À medida que os radares ficam mais novos, seus modos de pulso melhoram para lidar com a interferência no solo. Pulse também trava facilmente no joio, e conseguir travar de volta no alvo pode ser complicado, especialmente se ele continuar lançando o joio. Se você não conseguir travar no modo de pulso, chegue mais perto ou tente ficar abaixo do seu alvo para olhar para ele.
Para lidar com a limitação do pulso de interferência no solo, temos o pulso-doppler, que geralmente começa a aparecer por volta do nível VII. Os nomes dos modos doppler de pulso terão PD após o primeiro componente de seu modo. Os modos Doppler de pulso usam o movimento relativo do alvo e o efeito Doppler para detectar alvos, mesmo aqueles que voam baixo no solo, e são muito melhores para filtrar a palha; entretanto, o doppler de pulso não consegue ver alvos que estão voando perpendicularmente a você, especialmente se estiverem em baixa altitude.
Voar dessa maneira para evitar o pulso-doppler é chamado de entalhe. Se você tiver pulso-doppler, provavelmente acabará sendo seu modo principal, pois na maioria das vezes os benefícios superam as desvantagens. Dentro do doppler de pulso, existem algumas variações.
PDV é uma pesquisa de velocidade de pulso-doppler. No PDV, você tem uma unidade de velocidade em vez de alcance no eixo Y. Este display não mostra o alcance.
Em vez disso, o eixo Y mostra a taxa de fechamento. Quanto mais rápido um alvo se aproximar de você, mais alto ele estará na tela. Existe um equívoco comum de que o PDV não possui IFF; isso acontece em alguns radares.
Amistosos indicados como uma pequena marca na parte superior da tela, diretamente acima de um contato. Alguns radares têm PDV como único modo de busca de PD, mas outros radares têm essa opção. Raramente uso PDV nesses casos, prefiro SRC PD normal com escala de alcance.
Finalmente, os modos pulso-doppler vêm em dois sabores: MPRF ou HPRF, o que significa frequência de repetição de pulso média ou alta. Os modos HPRF dizem “HDN” no final do nome, o que significa frontal, e como o nome indica, eles são otimizados para frontais. Todos os modos doppler de pulso funcionam melhor em headons, mas os modos HDN funcionam ainda melhor, tendo maior alcance de detecção.
Neste exemplo, não consigo encontrar alvos a longa distância, mas quando mudo para o modo HDN eles aparecem. Essa é a única vantagem do modo HDN, pelo que eu saiba, se tiver a opção, geralmente uso MPRF, também chamado de "doppler de pulso em todos os aspectos" porque é melhor para detectar e rastrear inimigos em aspectos mais difíceis. Esses modos não possuem HDN no final do nome, apenas terminam em PD.
Os radares pulso-dopple mais antigos geralmente têm o modo HDN como seu único modo PD, enquanto os radares mais novos às vezes podem escolher entre eles. Como sempre, os modos aos quais você tem acesso dependem do radar. Outros modos de radar que você encontrará: MTI (indicador de alvo em movimento) não é um verdadeiro pulso-doppler, mas usa alguma magia de processamento de sinal e o resultado final é que funciona como um pulso-doppler falso no War Thunder. Nenhum avião que tenha MTI também possui pulso-doppler, então se você tiver MTI, aproveite-o como seu modo de baixa altitude.
O usuário mais notório do MTI é o MiG-23; com este radar, o MTI só está disponível abaixo de 1.800 m acima do nível do solo. Acima de 1.800 m, o MTI é substituído pelo LD ou look-down, que funciona da mesma forma que o radar de pulso normal. Acredito que deveria haver alguma mitigação de desordem no solo, mas na prática realmente não consigo dizer a diferença.
Depois, há o TWS (track while scan), que permite bloquear suavemente um alvo enquanto o radar continua a pesquisar. O TWS está agrupado com o restante dos modos SRC, mas seu nome é apenas TWS. Por ser um modo pulso-doppler, o TWS também pode ou não ter HDN em seu nome.
O alvo do TWS é aquele atualmente entre colchetes na tela do seu radar. Para mudar o alvo do TWS, use "Selecionar alvo do radar para bloquear". O destino do TWS tem uma caixa tracejada assim.
Se o alvo do TWS estiver além do alcance da escala do osciloscópio, os traços na caixa serão menores, cobrindo apenas os cantos, portanto aumente a escala do alcance até que você possa vê-lo. Usar a tecla "Bloquear radar no alvo" sairá do TWS e bloqueará o alvo do TWS com um bloqueio rígido TRK padrão. O TWS pode ser útil para encontrar alvos não detectados, mas é mais útil para disparar mísseis teleguiados por radar ativos, como o AIM-54 e, algum dia, o AIM-120 e o R-77.
Isso ocorre porque o TWS não dispara o aviso de bloqueio no RWR do seu inimigo. O último modo de radar que você pode encontrar é o GTM, que acredito significa "modo de rastreamento de solo". Pelo que eu sei, o único avião que possui isso é o Su-39 quando carrega o radar.
Como o nome indica, é usado para localizar veículos terrestres em movimento. Ele vem nas variantes SRC e TWS, e você também pode bloquear alvos. Este modo é usado para detectar veículos terrestres, embora como não o tenha usado no jogo real, não posso comentar sobre sua eficácia.
E finalmente há o IRST (Infrared Search and Track). Este não é um modo de radar, mas sim um sensor totalmente separado que detecta alvos passivamente com um sensor infravermelho. Isso significa que o IRST não aciona o RWR do inimigo e pode ser usado para coisas como escravidão de mísseis e direcionamento de EEGS.
Para usar o IRST, pressione "Alternar entre radar e IRST". O IRST não mostra o alcance, então o eixo Y da tela é a elevação e a cruz é a linha central, como acontece com o escopo C no radar. O alcance é indicado por uma barra horizontal no lado direito, embora o IRST tenha uma vantagem sobre o escopo C, pois a barra se ajusta automaticamente ao alcance do alvo.
Você pode bloquear alvos no IRST com a mesma tecla que bloqueia alvos no radar, e o alvo bloqueado será marcado com uma caixa sólida em vez de tracejada. O IRST é útil para detectar alvos sem disparar o RWR do inimigo e também pode ser usado para procurar alvos enquanto estiver a céu aberto, pois não é afetado pela interferência no solo.
Então, isso é tudo para os radares. Espero que isso tenha lhe dado uma compreensão melhor de como usá-los e, novamente, certifique-se de ir ao menu multifuncional e passar o mouse sobre o radar para ver todas as teclas de atalho que estão disponíveis para você. Se você tiver alguma dúvida, deixe-as nos comentários abaixo. Obrigado por ler, e até a próxima.
Comments