Fox é um código de brevidade(Brevity code) usado pelos pilotos da OTAN para sinalizar o lançamento simulado ou real de uma munição ar-ar ou outra função de combate. Os elementos da aviação do Exército podem usar uma nomenclatura diferente, pois a natureza das armas disparadas por helicópteros é quase sempre ar-superfície.
"Fox" é a abreviação de "foxtrot", a designação fonética da OTAN para a letra "F", que é a abreviação de "fogo". Um piloto de caça anunciando que uma arma foi disparada tem como objetivo ajudar a evitar fogo amigo , alertando outros pilotos para evitarem manobrar no caminho da munição.
Existem três variações da palavra de brevidade Fox em uso, com um número adicionado ao final de Fox para descrever o tipo principal de sensores que a munição lançada possui (se aplicável). Isso inclui canhões automáticos e colisões.
Fox 1
Indica o lançamento de um míssil teleguiado por radar semi-ativo (como o AIM-7 Sparrow ).
Grumman F-14 Tomcat disparando um AIM-7 Sparrow | Fox1
Fox 2
Indica o lançamento de um míssil teleguiado infravermelho (como o AIM-9 Sidewinder ).
Lockheed Martin F-22 Raptor dispara um AIM-9 Sidewinder | Fox 2
Fox 3
Indica o lançamento de um míssil teleguiado por radar ativo (como o AIM-120 AMRAAM ou o AIM-54 Phoenix ).
Grumman F-14 Tomcat dispara um míssil AIM-54 Phoenix | Fox 3
Antes do advento dos mísseis teleguiados por radar ativo, o código 'Fox três' referia-se ao uso de armas ou canhões, como o M61 Vulcan , que é usado em várias aeronaves militares. A diferença pode ser notada em vários filmes de guerra, notadamente no filme Top Gun de 1986 , onde o termo é usado em várias cenas de combate aéreo.
Comments