top of page

FAB utiliza caças AMX para apoiar operações no Rio Grande do Sul

Foto do escritor: Murillo PetryMurillo Petry

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (09), uma missão de Reconhecimento Aéreo em apoio à Operação Taquari 2, que está em andamento no Rio Grande do Sul. A ação foi executada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10° GAV) – Esquadrão Poker, utilizando duas aeronaves A-1M.


Uma das aeronaves foi designada para monitorar alvos nas regiões central, norte e oeste do estado, enquanto a outra se concentrou na área da Serra, especificamente em Bento Gonçalves e Canela.


Respondendo rapidamente à solicitação do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, as aeronaves foram preparadas e decolaram por volta das 17h. Como resultado, foram avaliadas 13 barragens e duas pontes.


A FAB utilizou o caça-bombardeiro A-1 AMX para inspecionar pontes e barragens no Rio Grande do Sul. Divulgação.


“O monitoramento dessas estruturas é essencial no contexto atual do Sul do país. As aeronaves conseguem fornecer uma visão aérea abrangente, com imagens de alta resolução que permitirão à Defesa Civil e outros órgãos realizarem uma análise detalhada das estruturas, do nível da água e da capacidade das barragens”, explicou o Comandante do Esquadrão Poker, Tenente-Coronel Aviador Edgar Barcellos Carneiro.


O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com sede em Brasília (DF), coordena os recursos aéreos empregados na Operação Taquari II. De maneira integrada e remota, realiza o planejamento, acompanhamento e controle de todas as operações aéreas nas áreas afetadas pelas enchentes.


No warthunder voce pode conhecer mais a versão Italiana do AMX, e tambem um pouco de sua história aqui no link: https://wiki.warthunder.com/AMX


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page