top of page

AIM-7F Sparrow: Minha experiência utilizando no Phantom

Foto do escritor: Murillo PetryMurillo Petry

Na minha humilde experiência, 40 km é um tiro muito longo. Dito isto, é possível fazer disparos de 30 km com Sparrows, mas não é aconselhável, a menos que você esteja isolado e tenha 100% de consciência da situação. Os Sparrows demoram um pouco para atingir um alvo em distâncias de 20 a 30 km, o que significa que você terá que ter certeza de que seu radar está apontado para eles. Isso faz de você um alvo fácil. Seus dois maiores medos são o R-27ER e o Aim-54 Phoenix. Voar em linha reta nesta BR é certo que levará um desses na cara. Especialmente se estiver voando a 8.000 m de altura. Os pilotos de F-14, adoram os F-4S em grandes altitudes.


A melhor maneira de usá-los é provavelmente em torno de uma área de 5 km a 15 km, com o ponto ideal sendo 6 km a 10 km. Você precisa ativaro modo ACM(Air combat manoeuvring), ou outro, do seu radar para que ele bloqueie o alvo automaticamente e depois envie o míssil. É claro que sempre certifique-se de que dois anéis apareçam. Qualquer coisa menos e ele irá falhar.


O Helmet-mounted display do F-4S também é muito bom de usar, e eu sugiro usá-lo para travar alvos. Demora um pouco para se acostumar, mas quando você faz isso, suas capacidades de mira são aprimoradas em 1.000 vezes. Isso é importante quando as pessoas estão aglomeradas e o modo ACM(Air combat manoeuvring) deseja bloquear qualquer coisa, exceto o cara em quem você deseja atirar em um pardal que está se aproximando rapidamente. Ele também permite que você faça alguns tiros insanos com Sparrows. É importante lembrar que tanto o modo ACM(Air combat manoeuvring) e HMD(Helmet-mounted display) não filtram IFF(Identification, friend or foe), então cuidado com o fogo amigo.


Se você atirar em um Sparrow de longo alcance, 20 km ou mais, e o alvo começar a evadir o seu PD(Pulse-Doppler) com a Manobra Notch, você também pode tentar alterar o modo de radar para o modo de pesquisa normal. Você tem cerca de 3-4 segundos antes que o míssil se autodestrua e perca o bloqueio. Isso permite alternar para o modo de pesquisa para selecionar um bloqueio de alvo que esteja evadindo com o Notch ou voando para longe de você.


O modo PD(Pulse-Doppler) não consegue rastrear pessoas evadindo com o Notch, assim como o modo de pesquisa normal. A desvantagem do modo SRC(Surveillance Radar Computer) é que ele é afetado pelo Chaff. O radar PD(Pulse-Doppler) é imune a Chaff, mas não a Notch. Portanto, temos 2 opções para resolver o problema de quebra de bloqueio. Se você vir o quadrado do radar começar a seguir o alvo, mas não desaparecer, NÃO toque em nada. Na minha experiência, o míssil ainda atingirá o alvo quando isso acontece, se você trocar de modo vai bagunçar tudo.


Não é necessário voar direto para um alvo quando lança um míssil e mantém o Lock, seu radar tem uma varredura ampla, então você pode virar o avião em um ângulo de 60 graus e ainda manter o Lock, essa manobra se chama Crank. Você pode olhar para o seu radar no canto inferior direito para ter certeza de que o alvo selecionado permanece no feixe do radar.


Isso também coloca você em posição Notch sobre os outros inimigos enquanto mantem o seu alvo em Lock. Se você estiver enfrentando seu alvo a 60 graus, provavelmente estará a 90 graus do ponto de vista de outro inimigo, o que é um Notch. Para totalmente executar um Notch em um míssil/radar lançado contra sua aeronave, você precisa ter certeza de que as linhas pontilhadas no RWR(Radar warning receiver) estão nas posições 3 ou 9 horas. Qualquer coisa menos e você ainda estará aparecendo no radar inimigo, e possivelmente com Lock.


Aeronaves equipadas com essa arma:


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page