top of page

30 anos atrás, o míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM registrou sua primeira vitória em combate

Foto do escritor: Murillo PetryMurillo Petry

Em 27 de dezembro de 1992, uma equipe composta por quatro F-16 da Força Aérea dos EUA, liderados pelo tenente-coronel Gary North, encontrou um MiG-25 iraquiano violando a zona de exclusão aérea no sul do Iraque.



Os F-16 conseguiram bloquear a aeronave iraquiana na zona de exclusão aérea, impedindo-a de escapar para o norte. O F-16D #90-0778, pilotado por North, lançou um AIM-120A contra o caça de fabricação soviética, resultando em sua queda. Este evento marcou o primeiro abate em combate aéreo para um F-16 dos EUA.


O 33º Esquadrão Tático de Caça, liderado por Gary North, chegou a Dhahran, na Arábia Saudita, em 20 de dezembro de 1992, para uma missão de 90 dias como parte da Operação Southern Watch (OSW). Sua incumbência era patrulhar os céus do sul do Iraque em apoio às resoluções da ONU e manter uma presença aérea da coalizão dos EUA abaixo do paralelo 32.



Com 18 F-16C/Ds, este foi o primeiro desdobramento do esquadrão para a Southern Watch. Embora a unidade como um todo fosse experiente, apenas três dos pilotos destacados haviam participado de combates durante a Guerra do Golfo. Ainda assim, todos estavam determinados a cumprir sua missão na Arábia Saudita.


Naquela manhã, a esquadrilha de North estava em processo de reabastecimento por um KC-135 quando um MiG-25 iraquiano cruzou a fronteira para a zona de exclusão aérea. Embora inicialmente tenha conseguido escapar para o norte com F-15s dos EUA em sua perseguição, North e seu ala rapidamente reabasteceram suas aeronaves com combustível suficiente para permanecerem na zona de exclusão aérea. Eles então cruzaram a fronteira para o sul do Iraque, enquanto os outros dois caças permaneceram com o avião-tanque.



Os F-16 foram convocados para interceptar e impedir futuras violações da fronteira por aeronaves iraquianas. Durante a quarta interceptação, um MiG-25 se aproximou dos dois F-16 pelo oeste. North ordenou que o outro elemento de F-16 voasse entre o MiG-25 e o paralelo 32, bloqueando sua rota de fuga. North então foi direcionado ao iraquiano com seu ala e solicitou autorização para abrir fogo.



O Foxbat estava tentando fugir dos F-16, virando para o norte, quando a mensagem de rádio “BANDIT-BANDIT-BANDIT, CLEARED TO KILL” foi recebida. O míssil AIM-120A atingiu o MiG, desintegrando-o em três partes e gerando uma grande explosão. Desde o momento em que North decolou do KC-135 até o abate do MiG, passaram-se menos de 15 minutos.


Recriação do primeiro abate com AIM-120 no DCS World


Fonte e adaptação:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page